sábado, 15 de maio de 2010

GESTAO ESCOLAR POR ELISANGELA MAY

Escola é o um espaço onde ocorre a gestão do conhecimento e a educação serve de instrumento para a regulação, produção, controle e distribuição do conhecimento.

A escola e a educação participam de um processo social muito amplo, onde as práticas e saberes são produzidos, reproduzidos, cultivados e repassados. É um fenômeno onde o ser humano se expande através das suas relações o outro, visto que é composta por muitas pessoas com diferentes temporalidades, singularidades, culturas,desejos,sonhos, religiosidades, crenças ...

Mesmo sendo a escola uma via de acesso ao saber cientifico, ela é também um espaço de convivência onde saberes e experiências vividas multiplicam as possibilidades de transito dos indivíduos nas relações de ensino-aprendizagem que se formam no ambiente escolar.

Escola e Educação são ricas em vários fenômenos de expansão da vida e de produção existencial, porque ambos participam do jogo das vivencias que as atravessam e as ultrapassam. Compõem um relevo instável de nosso tempo, porque estão ainda implicados na difícil tarefa da produção e circulação do conhecimento. As suas ações têm duplo desafio na construção do conhecimento e da sociedade. A sociedade é uma teia de subjetividades, a escola e a educação são também resultantes de tramas subjetivas.

No seu cotidiano a escola torna-se espaço de trocas intersubjetivas, como um lugar de celebração de uma vida comum, do transito entre diferentes práticas e saberes, da construção de vínculos sociais e das ambigüidades que multiplicam os sentidos daquilo que se ensina e que se aprende no interior do espaço educativo.

Já a objetividade metodológica pode ser conferida no projeto político pedagógico da escola. A escola para garantir sua institucionalidade precisa ter regras, normas que regulamentam seus estatutos políticos e oficializam as suas identidades. Mas a objetividade da escola precisa está aberta e acessível à subjetividade dos que a compõem.

O projeto político pedagógico materializa a organização escolar, sua execução deve ser feito de modo compartilhado com a comunidade. Ele é um processo contínuo, nasce do coletivo, se renova, se refaz, se movimenta conforme as necessidades da comunidade que a instituição esta inserida. Precisa atender os anseios dos sujeitos que compõem os diferentes seguimentos da escola pautando-se na ética do cuidado com o outro. Não deve ficar guardado, deve ser lido e entendido por todos para que possa ser constantemente seguido e aperfeiçoado.

O currículo escolar precisa enfatiza o processo de aprendizagem, sua organização feita na reflexão conjunta fundamentada em princípios políticos, filosóficos, sociológicos e pedagógicos sobre o “por que”, o “para que/para quem” é intencionado o trabalho escolar, valorizando a criação e construção do saber e não na simples reprodução do conhecimento. Na elaboração do currículo escolar é de suma importância buscar a interconexão entre os diferentes conteúdos de disciplinas distintas com a finalidade de analisar um problema ou um tema sob o ponto de vista que abrange as outras áreas do conhecimento.Essa interconexão pressupõe a ética do cuidado, com o esteio das relações intersubjetivas entre os diversos e diferentes sujeitos que fazem parte e produzem o cotidiano da organização escolar (educadores, educando, famílias...)

Todos nós a todo o momento somos avaliados e avaliamos pessoas, situações, objetos, enfim o mundo a que pertencemos.

Na escola a avaliação é diferente das avaliações que se processam nas nossas experiências cotidianas, ela é intencional e sistemática. Avaliar é parte importante do processo de ensino - aprendizagem. É através dela que os educadores e educando podem saber se as metas propostas no projeto pedagógico estão sendo atingidas.

A avaliação assim como o currículo está sujeita a diferentes concepções. Há avaliações que dão ênfase na medição do alcance dos resultados, as que são classificatórias que implicam a idéia do mérito, da punição e da recompensa, a qualitativa que busca aprender à dinâmica e a intencionalidade da relação aprender-ensinar.

A forma de avaliação da aprendizagem precisa ser um processo continuo que ocorre no decorrer da dinâmica de ensino.

A escola pode ter dois tipos de gestão: a gestão democrática ou a gestão autoritária.

A gestão democrática na escola é um processo de aprendizado coletivo, onde toda a comunidade escolar é incentivada a participar das decisões referentes à escola. Ela propõe a ampliação da participação de todos os que fazem parte do seu cotidiano (educadores, equipe dirigente e pedagógica, equipe técnica e de serviços gerais, familiares, comunidade), proporcionando tempo e espaço para a convivialidade.

A democracia é aprendida por meio do exercício e das vivências de processos e espaços participativos.Ela se desenvolve na escola à medida que a cultura da escola proporcione espaços e tempos de aprendizagem das igualdades e diferenças sem desconsiderar o outro por sua posição contrária.A escola proporciona as pessoas a troca de idéias e o aprendizado de lidar com as diferenças, onde participação de todos prevalece sobre a necessidade de decidir.

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