sexta-feira, 14 de maio de 2010

Gestão escolar por Jovino dos Santos Medeiros

O gerenciamento escolar segue um roteiro estabelecido, um estatuto sobre como a instituição deve funcionar, direitos e deveres de seus integrantes, sejam, direção, professores, alunos e demais colaboradores. Mas esse roteiro é correto? O que observamos é uma administração excessivamente “burrocrática”, muito conservadora e controladora que privilegia a uniformidade, disciplina e homogeneidade dificultando qualquer gesto de criatividade. Parte desse problema está no falta de ética de seus gestores que são empossados de forma política em cargos que deveriam ser por competência. Muitas vezes impondo de forma autoritária sua idéia de gestão.



O que se busca como novo modelo de administração escolar é uma gestão participativa onde junto com a autonomia, também ocorra à gestão colegiada, com responsabilidades compartilhadas pelas comunidades interna e externa da escola. Esse novo modelo cobra a participação da equipe escolar, alunos, pais e comunidade buscando iniciativas para resolver o desafio da qualidade da educação. Mantendo autonomia administrativa e orçamentária para a Diretoria da Escola. Pois certamente a gestão pode ser coletiva, mas sem perder sua individualidade.



Cientes de que toda escola possui um projeto político pedagógico, devemos nos perguntar se esse projeto está mesmo inserido no contexto da escola? Atende seus anseios e suas necessidades? Tem aceitação e se é respeitado? Como diz um colega, “Papel aceita tudo”, mas para realizar o que está no papel temos que arregaçar as mangas e trabalhar. Porém sozinhos não conseguiremos. Vejamos por exemplo: Diretor entulhado com a parte burocrática, os Professores que fora as aulas ainda têm a preparação do conteúdo disciplinar, Pais com seus afazeres e os alunos querem se ver longe (não generalizando). Mas se esse projeto tiver aceitação e atender os anseios, cada elemento que compõe a comunidade escolar se doará para que ele seja inserido.



Outro ponto a ser colocado seria a capacitação para gestão. Como não podemos dar um veiculo para pessoa não habilitada, da mesma forma só deveríamos entregar a administração de uma instituição que estimula o conhecimento, que auxilia na busca soluções, e que de várias maneiras influência na construção da pessoa como cidadão, para indivíduos sem preparação para exercer tal função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário