sábado, 15 de maio de 2010

SINTESE GESTÃO ESCOLAR

Escola é um espaço onde ocorre a gestão do conhecimento e a educação serve de instrumento para a regulação, produção, controle e distribuição do mesmo. Pode ser vista como uma micro sociedade, onde existem pessoas de diferentes culturas, temporalidades,singularidades,desejos,sonhos, religiosidades, crenças e, para viver nela devemos desenvolver formas para melhorar a convivência social.O planejamento escolar é uma forma coletiva e democrática dando a todos a oportunidade de participarem da elaboração de projetos educacionais que envolvem toda a comunidade.

“A escola deve ser um espaço onde todos participam do planejamento e execução de todas as suas ações, onde o conjunto de valores, normas e relações obedecem a uma dinâmica singular e viva”. (VEIGA e RESENDE, 1998).

No seu cotidiano a escola torna-se espaço de trocas intersubjetivas, como um lugar de celebração de uma vida comum, do transito entre diferentes práticas e saberes, da construção de vínculos sociais e das ambigüidades que multiplicam os sentidos daquilo que se ensina e que se aprende no interior do espaço educativo.Ela vai além dos conteúdo disciplinares sendo um local para a convivência entre alunos, professores, diretores ,especialistas, pais e comunidade em geral. Essa convivência pode ser boa ou ruim, exigindo muitas vezes enfrentamentos e negociações. Através da convivência ampliamos nosso sentido de viver individualmente para aprender a viver em sociedade, partilhando nossas experiências de vida.

“Um imperativo do campo da educação nos diz que deveríamos trabalhar na escola em nossas aulas de biologia. Com temática apresentassem alguma relação com o cotidiano de nossos alunos.”(GUIMARÃES e SOUZA, 2010, pág. 19).

A tarefa de educar precisa da presença humana e exige uma ligação entre os conteúdos pedagógicos e experiências vivenciadas e adquiridas durante toda a vida, valorizando e respeitando as experiências individuais de cada um.

Ao compararmos a escola de cunho particular e a pública, veremos que a primeira se deu conta que seu público mudou e já faz inserções em sua estruturação pertinentes a essa mudança. Já a escola pública, talvez por ser de maior porte, ainda não consegue enxergar com a clareza necessária esse rol de mudanças. Não sugiro que a segunda passe a administrar a instituição do mesmo modo como a primeira, mas sugiro que seus profissionais fixem o olhar numa nova perspectiva que se rompe desde as últimas décadas do século XX e continua em transição neste século XXI.

O livro didático é o protagonista no processo educacional, sendo muito importante em toda a vida escolar. A didática utilizada no livro é certeira e organizada. Introduz o conteúdo na forma de pergunta, desenvolve , oferece respostas que fixam os significados para aquilo que se pergunta. Encerra a lição com um questionário que retoma a questão inicial, exercita a memória do leitor/aluno para a formulação da resposta mais adequada a questão lançada e induz ao acerto a partir da repetição dos conceitos e significados que ele próprio, livro didático, consolida a partir do desenvolvimento de seus conteúdos”.

Escola e educação andam lado a lado, é uma gestão de vida onde aluno pode ser professor e professor pode ser aluno, já que todos de uma maneira ou de outra estarão participando de um grande aprendizado.

A objetividade metodológica pode ser conferida no projeto político pedagógico da escola que para garantir sua institucionalidade precisa ter regras, normas que regulamentam seus estatutos políticos e oficializam as suas identidades.

O projeto político pedagógico materializa a organização escolar, sua execução deve ser feita de modo compartilhado com a comunidade. Ele é um processo contínuo, nasce do coletivo, se renova, se refaz, se movimenta conforme as necessidades da comunidade que a instituição esta inserida. Precisa atender os anseios dos sujeitos que compõem os diferentes seguimentos da escola pautando-se na ética do cuidado com o outro. Não deve ficar guardado, deve ser lido e entendido por todos para que possa ser constantemente seguido e aperfeiçoado.

A falta do Projeto Político Pedagógico pode significar um descaso com a escola, com os alunos, com a educação em geral, e certamente refletirá no desenvolvimento da sociedade em que a escola estiver inserida.

O currículo escolar deve enfatizar o processo de aprendizagem e sua organização precisa ser feita na reflexão conjunta fundamentada em princípios políticos, filosóficos, sociológicos e pedagógicos sobre o “por que”, o “para que/para quem” é intencionado o trabalho escolar, valorizando a criação e construção do saber e não na simples reprodução do conhecimento. Na elaboração do currículo escolar é de suma importância buscar a interconexão entre os diferentes conteúdos de disciplinas distintas com a finalidade de analisar um problema ou um tema sob o ponto de vista que abrange as outras áreas do conhecimento.Essa interconexão pressupõe a ética do cuidado, com o esteio das relações intersubjetivas entre os diversos e diferentes sujeitos que fazem parte e produzem o cotidiano da organização escolar

Todos nós a todo o momento somos avaliados e avaliamos pessoas, situações, objetos, enfim tudo o que nos rodeia.

Na escola a avaliação é diferente das avaliações que se processam nas nossas experiências cotidianas, ela é intencional e sistemática. Avaliar é parte importante do processo de ensino - aprendizagem. É através dela que os educadores e educando podem saber se as metas propostas no projeto pedagógico estão sendo atingidas.

A forma de avaliação da aprendizagem precisa ser um processo continuo que acontece no decorrer da dinâmica de ensino.

A escola pode ter dois tipos de gestão: a gestão democrática ou a gestão autoritária. A gestão democrática na escola é um processo de aprendizado coletivo, onde toda a comunidade escolar é incentivada a participar das decisões referentes à escola. Ela propõe a ampliação da participação de todos os que fazem parte do seu cotidiano, proporcionando tempo e espaço para a convivialidade.

A democracia é aprendida por meio do exercício e das vivências de processos e espaços participativos. Ela se desenvolve na escola à medida que a cultura da escola proporcione espaços e tempos de aprendizagem das igualdades e diferenças sem desconsiderar o outro por sua posição contrária. A escola proporciona às pessoas a troca de idéias e o aprendizado de lidar com as diferenças, onde participação de todos prevalece sobre a necessidade de decidir.

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