quarta-feira, 12 de maio de 2010

Gestão Escolar por Luciano Medeiros

As páginas deste livro vêm nos colocar de frente como é, e como funciona uma escola. A importância que tem, por exemplo, a educação e o livro didático e até mesmo toda a estrutura escolar.

O livro didático torna-se protagonista nessa “novela” educacional, em um trecho do livro o autor afirma que “A didática do livro didático é certeira e ordeira. Introduz o conteúdo na forma de uma pergunta, desenvolve-o oferecendo respostas que fixam os significados para aquilo que se pergunta, encerra a lição com um questionário que retoma a questão inicial, exercita a memória do leitor/aluno para a formulação da resposta mais adequada à questão lançada e induz ao acerto a partir da repetição dos conceitos e significados que ele próprio, livro didático, consolida a partir do desenvolvimento dos seus conteúdos.”

Ao afirmar isto, o autor deixa claro que o livro didático é muito importante em toda vida escolar, e na educação das pessoas, pelo fato de introduzir o assunto na cabeça dos alunos de forma direta, na qual os educando ao interagirem com ele, já encontram respostas para sua dúvidas, tornando-se assim uma ponte para o conhecimento.

O leitor/aluno exercita sua memória com os exercícios de fixação geralmente encontrados nos livros didáticos, pois em busca de melhores respostas, desenvolve ótimos conteúdos a partir de conceitos fornecidos pelo livro didático, diferentemente da estrutura escolar, que vai se tornar espaços naturalizados, onde seus significados se tornarão fixos, e já não mais serão notados. Será um lugar onde prevalecerá a frase “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, podemos afirmar isto baseado na frase do autor “Aluno é aluno, professor é professor, diretor é diretor e há até um clichê muito comum no qual se costuma comparar velhos funcionários aos móveis e utensílios da escola.”

Segundo o autor “a educação é um processo cultural no qual são produzidas as condições de existência do humano e, também, um processo no qual o humano produz condições de existência.” Contudo ele quer dizer que nós somos frutos de nossa educação, que é a educação que tivemos que vai nos dizer, nos mostrar, o que seremos ou não no futuro. Se o ambiente escolar e familiar o aluno conviver com brigas, com drogas, quem poderá impedir de que ele seja um “brigão” ou um drogado no futuro. Nesta frase ele fala tudo ao dizer que a educação que nós da condições a nossa existência, pois carregamos durante toda a vida e pequenas experiências operam grandes mudanças em nossas vidas. Mostra que assim como nós a cultura escolar está em constante mudança.

Escola e educação andam lado a lado, é uma gestão de vida onde aluno pode ser professor e professor pode ser aluno, já que todos de uma maneira ou de outra estarão participando de um grande aprendizado.

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