segunda-feira, 15 de março de 2010

ASPECTOS SEMELHANTES E DIFERENTES NAS ESCOLAS

Geralmente, o ambiente escolar, na sua estrutura física, não se diferencia muito de uma escola para outra, podendo ser facilmente identificado.

 
A escola, como todo organização, tem suas normas e valores, estes estão inseridos no projeto político pedagógico e nas leis de diretrizes básicas da educação.

 
Seu objetivo geral é o desenvolvimento intelectual do aluno, dando-lhe condições necessárias, para que interaja de forma útil e positiva no meio que o rodeia.

 
Não podemos conceber as aprendizagens desligadas do contexto social. A educação é influenciada cada vez mais por fatores sócio-econômicos e políticos. A escola exercesse um papel muito importante na aquisição do conhecimento e na construção dos valores éticos e morais dos indivíduos. São estes valores que determinarão o perfil das gerações vindouras e consequentemente o rumo da sociedade.

 
Muitas vezes o que difere uma escola de outra é a cultura da escola, que têm formas diferenciadas de ensino, onde se trabalha com a realidade da clientela nela inserida, e com a cultura local da comunidade, respeitando as diferenças culturais existentes.

 
Acreditamos que além de ser um local de ensino-aprendizagem, a escola é também o lugar onde há uma convivência diária, entre alunos, professores, especialistas, direção e pais que participam ativamente da vida escolar de seus filhos, construindo um aprendizado para a vida e para um futuro melhor.

 
É no período escolar que o aluno começa aprender a viver em sociedade, a lidar com as diferenças e a conquistar seu lugar na sociedade.Segundo nossa legislação a escola é um direito de todos, mas nossa realidade é bem diferente, pensamos que a escolar alem de ser um direito de todos deveria ser para todos, independente de qualquer condição, social, física ou psíquica. É com as diferenças e com a superação que se constrói um mundo para todos.


Por Elisangela, Francislane, Luciano, Jovino e Rosilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário