domingo, 14 de março de 2010

Vida Escolar por Francislane Miranda Custódio

Minha vida escolar aconteceu somente em escola estadual. Foram experiências válidas, na qual me levaram, pela vida afora, a uma ótima integração no contexto social, familiar, profissional e religioso. Tive a felicidade de conviver na grande maioria com profissionais capacitados. Foram escolas democratizadas que me ofereceram garantias, onde sempre pude discernir e atuar os direitos e deveres. Dessa forma, o respeito predominava na sua grande maioria.

Comparando a minha vida escolar com a do meu filho, confesso que percebo grandes diferenças. Vejo o ensino atualmente muito facilitado, muita liberdade, onde muitos confundem com libertinagem.


Respeito, educação são valores que ficaram para trás; isso por conta da má educação trazida de casa, professores pouco capacitados, professores mal remunerados. Será que o avanço da tecnologia não tem uma parcela de culpa? É uma incógnita. Ela foi entrando mansamente para nos favorecer. Lamentavelmente muitos confundem, a utilizam e atuam de forma incorreta. Resgatar valores que ficaram esquecidos no anonimato é uma tarefa um tanto difícil, já que nos dias de hoje, tudo é mais fácil, cômodo e prático. Praticidade é o lema que infelizmente predomina em nosso século. Os direitos humanos vieram para garantir o direito, a liberdade, o respeito, a ética, a tolerância, a cidadania, os bons tratos ao meio ambiente, coisa que na prática não funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário