segunda-feira, 15 de março de 2010

MINHAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES

MINHAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES


Toda minha história de educação escolar, desde o ensino fundamental até o ensino médio, se desenvolveu em escolas públicas.

Iniciei meu ensino fundamental, nas séries iniciais de 1ª a 4ª série, na Escola Reunida Francelino Mendes. Na época era uma escola muito pequena, com apenas duas salas de aula, um depósito para guardar todos os materiais da escola, uma sala da direção, uma cozinha muito pequena, um refeitório, também pequeno, e dois banheiros, um masculino e um feminino. Apesar de pequena, era uma escola muito boa, e tinha qualidade no ensino. Essa escola ainda funciona em meu bairro, mas foi ampliada, mesmo assim só atende as séries iniciais do ensino fundamental. Hoje esta escola possui tudo que uma boa escola precisa ter, com sala de informática e biblioteca, e foi adaptada para atender alunos com necessidades especiais, pois possui uma clientela de crianças com algum tipo de deficiência, inclusive aluno cadeirante. Foi nesta mesma escola que após muitos anos fiz meu estágio, quando concluía meu curso de magistério de 1ª a 4ª série no ensino médio, e foi ali também minha primeira experiência como professora do ensino fundamental das séries iniciais.

Aos onze anos iniciei na 5ª série do ensino fundamental, na Escola Básica Sagrado Coração de Jesus, uma escola pública estadual. Era uma escola bem maior que a primeira, mas também com uma boa qualidade de ensino. Foram quatro anos, muito importantes para minha formação. Essa escola possuía muitas salas de aula, biblioteca, secretaria, banheiros amplos, quadra de esportes. Curiosamente, também trabalhei nesta escola, como professora substituta na 1ª série do ensino fundamental. E por amor a esta escola, escolhemos ela para realizar nossas atividades de visitação às escolas, como trabalho proposto pela disciplina de Organização Escolar.

Meu ensino médio foi cursado no Colégio Estadual Senador Francisco Benjamim Gallotti, um colégio muito grande, também público. Foi neste colégio que concluí meu ensino médio, no curso de magistério das séries iniciais. Este colégio é muito grande, com pisos superiores, mas que não atendia alunos com necessidades especiais, por não possuir rampas de acesso.

Fiquei afastada da escola por dezessete anos, e senti a necessidade de voltar a estudar, pois somente o ensino médio não mais supria as necessidades de conhecimentos que o mercado de trabalho exige. Fiz um curso superior particular à distância, e me formei Tecnóloga em Administração de Pequenas e Médias Empresas, pela Universidade Norte do Paraná, com pólo na Escola Técnica de Comércio de Tubarão. Escolhi este curso por possuir uma microempresa familiar, necessitando adquirir novos conhecimentos nesta área.

Minha experiência com escolas continua em uma escola também pública, localizada na cidade de Sangão, onde trabalhei por cinco meses como Assistente de Educação, antigo cargo de secretária. Foi uma experiência muito boa, pois pude perceber de fora da sala de aula como funciona a parte burocrática de uma escola. Era uma escola muito linda, com um jardim maravilhoso no centro do pátio. A estrutura do prédio escolar também era muito boa, pois havia passado por uma reforma pelo governo estadual. Era uma ótima escola.

Hoje estou tendo uma nova experiência em escola pública, podendo cursar na Universidade Federal de Santa Catarina o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na modalidade à distância. Não poderia ser melhor, realizar um sonho de juventude e fechar com chave de ouro o meu currículo escolar, pela qualidade de ensino que esta instituição pública oferece.

Por Rosilda Cancelier Maria Sumariva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário