sábado, 20 de março de 2010

ESTUDO DE CASO


Neste trabalho não iremos mencionar o nome da escola, nem mesmo o nome das pessoas que participaram da entrevista, visto que isto deve ser mantido em sigilo.

 
A escola em estudo é uma escola pública estadual, que tem como clientela, alunos do pré-escolar, até o 1º ano do ensino médio, que está sendo implantado neste ano. Está situada em uma área rural, na cidade de Tubarão, SC. Tem uma estrutura física muito boa, com 15 salas de aula, 02 banheiros para alunos, banheiros para funcionários, secretaria, biblioteca, sala de informática, sala de educação física, sala de orientação escolar, cozinha, refeitório, quadras de esportes, espaço coberto, e corredores enormes, onde são colados os cartazes feitos pelos alunos, para que todos no ambiente escolar possam visualizar as atividades que estão sendo desenvolvidas na escola. Possui basicamente o mesmo estilo de construção de outras escolas públicas mantidas pelo Governo Estadual, sendo assim, a cultura da escola é semelhante à cultura de outras unidades escolares.


Na sala de aula as carteiras são colocadas em fileiras, e os alunos são todos uniformizados, garantindo assim uma igualdade entre os educandos, e possibilitando que os alunos sejam reconhecidos ao se deslocarem de casa para a escola e da escola para casa.


A escola desenvolve atividades extraclasse com os alunos, oferecendo aulas de pintura em tela e balé e ensaio da banda, para o desfile de 7 de setembro. No mês de junho realiza uma tradicional festa junina, que conta com a participação de todos os alunos, funcionários direção, pais de alunos e toda a comunidade em geral, onde são apresentadas danças folclóricas e é feita a apresentação dos alunos do balé.

 
Em setembro, a escola realiza um desfile, na semana da pátria, onde os alunos podem demonstrar seu amor à pátria, desfilando pela rua principal do bairro, junto com a banda da escola.

 
Os pais participam da vida escolar sempre que são solicitados, comparecendo às assembléias e reuniões realizadas na escola. Além dos que tem uma maior participação por serem da A.P.P (Associação de Pais e Professores).

 
A escola, como instituição pública, tem sua cultura própria, e procura trabalhar com os alunos para viverem as possibilidades do presente, apropriando-se dos conhecimentos historicamente válidos, possibilitando um futuro/presente mais humano e mais sadio, pois acreditam na evolução do ser humano, trabalhando dentro desse projeto. Dentro das atuais políticas educacionais, onde existe o jogo de poder e disputa sem igual, procura-se mediar todo esse jogo, para tornar o ato educativo mais significativo.

 
Os alunos não têm participação na organização e gestão da escola, pois neste sentido, o espaço democrático é só no papel. Vive-se uma cultura que quem manda tem poder e quem obedece tem juízo. A relação entre professores e alunos é considerada boa, pois procuram viver em clima mais humano dentro da sala de aula. Porém, a relação entre direção e alunos é difícil, pois existe uma barreira de faz de conta, uma lamentável cultura de poder. Entre professores e direção, não existe uma relação de amizade, é uma relação complicada, distante, sem afeto, apenas um cargo.

 
“É muito relevante tornar este espaço democrático, onde todos participem dos projetos que como participantes, a responsabilidade e compromisso de assumir sejam realidade, não apenas folhas de papéis arquivados e amarelados.” (Pessoa entrevistada pelos alunos de organização escolar, 2010).



Por: Elisangela, Francislaine, Luciano, Jovino e Rosilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário